Quarta, 17 de Julho de 2024
15°

Tempo limpo

Penha, SC

Policial Operação Inspectione

Operação do Gaeco prende ex-diretor da Defesa Civil de Barra Velha por corrupção

Jonathan Padilha, ex-coordenador da Defesa Civil de Barra Velha foi preso preventivamente na sexta-feira, 5, durante a Operação Inspectionem, desencadeada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas).

07/07/2024 às 10h27
Por: Carneiro News Fonte: Diarinho
Compartilhe:
Foto/Divulgação
Foto/Divulgação

07.07 - Jonathan Padilha, ex-coordenador da Defesa Civil de Barra Velha durante a gestão de Douglas da Costa (PL) foi preso preventivamente a sexta-feira, 5, durante a Operação Inspectionem, desencadeada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas), após ordem de prisão do juiz de Direito Gustavo Schlupp Winter, da 2ª Vara da Comarca local. Padilha é acusado de falsidade ideológica, apropriação indevida de recursos e atuação fraudulenta em cargo público. A prisão foi feita pelos agentes do Gaeco na sede da Defesa Civil e também no comércio do acusado.

De acordo com o Ministério Público, Padilha, ainda no comando da Defesa Civil, liderava o setor responsável por fiscalizar o cumprimento das penas alternativas de apenados da unidade prisional do bairro Vila Nova, em Barra Velha. Ele teria deixado de supervisionar o cumprimento das sanções e atestava de maneira irregular o cumprimento de horas devidas, mediante pagamento de “valores ilícitos”, sem que os beneficiários tivessem efetivamente prestado suas obrigações ou serviços comunitários.

Segundo apurou o DIARINHO, até 2019, a função de monitorar a condição dos apenados inicialmente era atribuída a uma associação de moradores do bairro Quinta dos Açorianos, que se valia do trabalho de vários deles, por exemplo, para prestação de serviços numa horta comunitária – tarefa executada meses antes do início da pandemia da covid-19. No início do mandato de Douglas da Costa, a associação saiu de cena e devolveu a documentação. Foi aí que as suspeitas de irregularidades começaram.

O GAECO é uma força-tarefa em Santa Catarina composta por diversas instituições, incluindo o Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, com o objetivo de identificar, prevenir e reprimir organizações criminosas.

Continua após a publicidade
Anúncio

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barra Velha - SC
Barra Velha - SC
Sobre o município Últimas notícias de Barra Velha
Penha, SC Atualizado às 21h04 - Fonte: ClimaTempo
15°
Tempo limpo

Mín. 15° Máx. 20°

Qui 18°C 15°C
Sex 20°C 15°C
Sáb 19°C 14°C
Dom 19°C 15°C
Seg 22°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio