Sábado, 26 de Setembro de 2026
21°

Tempo limpo

Penha, SC

Geral Águas de Penha

Programa da Águas de Penha transforma óleo de cozinha usado em renda para entidades sociais

Desenvolvido pela Águas de Penha, o programa De Olho no Óleo tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da correta destinação do óleo de cozinha usado e os malefícios que o descarte incorreto na rede de esgoto e no meio ambiente podem causar.

13/08/2024 às 19h03
Por: Carneiro News Fonte: Buriti Jornalistas
Compartilhe:
Foto/Divulgação/Buriti Jornalistas
Foto/Divulgação/Buriti Jornalistas

13.08 - Desenvolvido pela Águas de Penha, o programa De Olho no Óleo tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da correta destinação do óleo de cozinha usado e os malefícios que o descarte incorreto na rede de esgoto e no meio ambiente podem causar.

Distribuídos de forma estratégica por todo o município, os ecopontos da Águas de Penha têm um papel fundamental na coleta seletiva do óleo de cozinha usado. O produto é vendido para uma empresa responsável pela coleta, e todo o recurso financeiro obtido é revertido para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Penha (APAE).

A presidente da empresa, Reginalva Mureb, destaca a importância do engajamento da comunidade. "Só juntos podemos resolver esse problema. Por vezes, a comunidade desconhece os prejuízos da contaminação, mas somos capazes de mudar esse cenário com o engajamento de todos da sociedade organizada, fazendo a nossa parte e levando essa mensagem para fora”, explica.

Como fazer o descarte correto do óleo:

- Filtre o óleo.  Após utilizar o óleo para frituras, é necessário filtrá-lo assim que ele esfriar, sobretudo se for em frituras que deixam restos de comida. 

-  Após utilizar o óleo de fritura, resfriá-lo e filtrá-lo, armazene-o em uma garrafa PET. Essa atitude reduz os riscos de entupimento de tubulações e conserva o óleo para que ele seja encaminhado para os pontos de coletas do programa De Olho no Óleo.

O De Olho no Óleo também é realizado nas concessionárias Águas de São Francisco do Sul, Águas de Camboriú e Águas de Bombinhas. Acompanhe também informações da Águas de Penha no Facebook https://www.facebook.com/aguasdepenha/ e Instagram da concessionária https://www.instagram.com/aguasdepenha/.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.