25.09 – De 20 a 22 deste mês, o enxadrista penhense Bejamim Matos Flores, de 7 anos, participou do Campeonato Brasileiro Escolar de Xadrez, na cidade de Caxambu, em Minas Gerais. O garoto representou bem a cidade de Penha e Santa Catarina, tendo boa performance, sendo um dos destaques da competição que reuniu mais de 500 atletas de todo Brasil.
Bejamim ficou no Top 10 do país em sua categoria e conquistou mais uma medalha para sua coleção, que já passa mais de 50 títulos, incluindo o terceiro lugar no Campeonato Sul-Americano em 2023. Vale lembrar, que no último mês de junho, o garoto conquistou medalha de ouro nos ritmos Blitz (partidas de até 10 minutos) e Rápido (partidas de até 30 minutos), no Campeonato Sul-Brasileiro Escolar, que aconteceu em Blumenau.
Benjamim participa do Projeto Virando o Jogo, da Prefeitura Municipal de Penha, desenvolvido pela Fundação Municipal de Esportes e estuda na Escola Municipal Raquel Figueiredo de Assis.
O garoto, que mora Rua São Paulo, no Centro de Penha, começou a se interessar e treinar xadrez com pouco mais de 5 anos de idade, incentivado pelos pais e pelo professor Maico da Costa no Projeto de Contra Turno.
Ainda este ano ele irá competir em vários torneios locais e regionais, além do Mundial de Xadrez da Juventude que acontece em Florianópolis, entre os dias 28 de outubro e 10 de novembro.
Mín. 18° Máx. 22°