A Praia da Joaquina, em Florianópolis, será palco da estreia do surf nos Jogos Abertos de Santa Catarina, um evento que promete destacar a rica tradição do estado na modalidade. Conhecida como um dos principais destinos de surf no Brasil, a Joaquina já sediou inúmeros campeonatos mundiais e é um ponto de referência para atletas e amantes do esporte.
O surf está vivendo um momento de crescimento tanto no Brasil quanto globalmente, especialmente após sua inclusão como esporte olímpico. Santa Catarina, em particular, tem se destacado como um celeiro de talentos, revelando surfistas que brilharam em competições internacionais.
As competições acontecerão no dia 8 de novembro, reunindo atletas de várias partes do estado. A estreia em um dos maiores eventos do esporte brasileiro será uma ótima oportunidade para celebrar a cultura do surf e incentivar novas gerações a se apaixonarem por esse esporte.
“Acredito que para a comunidade do surf catarinense o próximo dia 08 de novembro será um momento histórico. Todas as modalidades que fazem parte da história do esporte catarinense contam com uma história própria de muitas glórias e chegar aos Jogos Abertos é um momento marcante. Santa Catarina é um celeiro de grandes surfistas e nada melhor que iniciar esta história no Jasc em uma praia que é também um dos cartões-postais de Florianópolis e do nosso estado” afirma o presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento.
Um pouco de história
A Praia da Joaquina, ou Joaca, [1] foi “descoberta” por surfistas, primeiro os brasileiros e depois os estrangeiros, a partir da década de 1970.
Conta-se que o nome teria sido dado em homenagem a Dona Joaquina, [1] moradora das praias do leste da Ilha de Santa Catarina, que ensinava as outras mulheres do local a fabricar utensílios domésticos de linhas entrelaçadas, além de alimentar os pescadores que compareciam à sua casa.
Assessoria de Comunicação da Fesporte
Jornalista Guilherme Brazzalle
E-mail: [email protected]
Telefone: (48) 99190-9994
Mín. 18° Máx. 21°