Domingo, 27 de Setembro de 2026
18°

Parcialmente nublado

Penha, SC

Geral Pega o guarda-chuva

Litoral Norte tem alerta para chuva torrencial no fim de semana

Defesa Civil e meteorologistas alertam para a previsão de chuva torrencial no Litoral Norte de SC, com possibilidade de alagamentos, granizo e deslizamentos e analisam o risco de enchente.

06/12/2024 às 10h35
Por: Carneiro News Fonte: ND+
Compartilhe:
Meteorologistas e agentes da Defesa Civil monitoram rico de enchente no Litoral Norte – Foto: Marcos Porto/Reprodução
Meteorologistas e agentes da Defesa Civil monitoram rico de enchente no Litoral Norte – Foto: Marcos Porto/Reprodução

06.12 - O fim de semana será de chuva torrencial no Litoral Norte de Santa Catarina, a Defesa Civil de Itajaí e meteorologistas alertam para o grande volume já a partir desta sexta-feira (6), avançando no sábado (7) e domingo (8) e o risco de enchente.

Para a Defesa Civil, a combinação do calor e da umidade favorece a ocorrência de temporais e tempestades localizadas nesta sexta. Há risco de alagamentos pontuais, eventual queda de granizo, danos na rede elétrica, queda de galhos de árvores e enxurradas.

A atuação de uma frente fria por Santa Catarina intensifica a instabilidade sobre a região do Vale do Itajaí e litoral, há condição de chuva persistente e volumosa no período deste sábado a segunda-feira (9). Devido ao cenário previsto aumenta o risco para alagamentos, inundações e deslizamentos pontuais.

Conforme o LabClima da Univali, os modelos meteorológicos mantêm prognóstico de volume significativo para os próximos dias. Desta sexta-feira à noite até a próxima quarta-feira é esperado volume médio acima de 130 mm. Os modelos mais econômicos apontam para volume acima de 85 mm e os mais pessimistas acima de 170 mm.

O risco de enchente, entretanto, depende do volume na bacia como todo. É provável alagamento. Não se descarta que alguns locais pontuais de ribeirões e riachos possam extravasar um pouco da calha.

Chovendo de forma distribuída, sem grandes concentrações, o impacto será menor. A previsão para maré alta é abaixo de 1 metro para os próximos dias, que não dificulta tanto a vazão.

Recomenda-se atenção aos avisos da Defesa Civil tanto para alagamentos e movimentação de encostas. Observa imagem de satélite nebulosidade presente entre o litoral central e norte catarinense. Em casos de emergência ligue 199 ou 193.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.