Domingo, 27 de Setembro de 2026
18°

Parcialmente nublado

Penha, SC

Geral Tragédia em Gramado

Todos os 10 ocupantes da aeronave morreram no acidente e outras 17 pessoas ficaram feridas, duas delas em estado grave

A aeronave caiu poucos minutos após decolar, por volta das 9h, no aeroporto de Canela. O destino era Jundiaí, em São Paulo. Todas as vítimas fatais são da mesma família.

22/12/2024 às 19h39 Atualizada em 22/12/2024 às 19h44
Por: Carneiro News Fonte: G1
Compartilhe:
Foto/Divulgação/G1
Foto/Divulgação/G1

22.12 - Imagens aéreas feitas no local onde o avião de pequeno porte caiu em Gramado, na Serra gaúcha, neste domingo (22), mostram a dimensão da tragédia. Todos os 10 ocupantes da aeronave morreram no acidente e outras 17 pessoas ficaram feridas, duas delas em estado grave, com queimaduras em boa parte do corpo. Elas foram transferidas para hospitais de referência em Porto Alegre.

A aeronave caiu poucos minutos após decolar, por volta das 9h, no aeroporto de Canela. O destino era Jundiaí, em São Paulo. Todas as vítimas fatais são da mesma família. Os feridos estavam em uma pousada que foi parcialmente atingida pela queda da aeronave.

O tempo em Gramado neste domingo é de chuva e neblina. Segundo o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, as condições climáticas podem ter colaborado com o acidente, porém as causas só poderão ser definidas após a perícia do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB).

Destroços da aeronave se espalharam pelas ruas da região da Avenida das Hortênsias, onde o acidente ocorreu. De acordo com relatos, o avião caiu sobre uma loja que estava fechada, e atingiu também parte de uma pousada.

Vítimas no avião eram da mesma família

A aeronave saiu do aeroporto de Canela e tinha como destino Jundiaí, em São Paulo. O avião estava no nome do empresário Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi, que estava na aeronave junto com a família.

Segundo o delegado, entre as vítimas estão a esposa de Luiz Galeazzi e três filhas pré-adolescentes do casal, a sogra e a cunhada do empresário — esta última estava acompanhada também do marido e dois filhos, crianças.

De acordo com o portal Ric, a mãe de Luiz Cláudio também morreu em um desastre aéreo em 2010. O bimotor em que estava Maria Leonor Salgueiro Galeazzi e um piloto caiu a caminho de uma fazenda em Goiás, em uma área de mata no município de Iperó. Os dois ocupantes morreram na hora.

A empresa da qual Galeazzi era CEO foi fundada pelo pai dele, Cláudio, que morreu de câncer em 2023. Entre as marcas que a Galeazzi & Associados trabalhou na reestruturação estão o Pão de Açúcar, em 2007, a BRF, em 2013 e a Americanas, no final dos anos 90.

Como era o avião

O avião que caiu em Gramado na manhã deste domingo era um bimotor da fabricante Piper Aircraft, modelo PA-42-1000, desenvolvido em 1977. A aeronave tem capacidade para dois tripulantes e até nove passageiros.

No caso do acidente deste domingo, o avião foi fabricado em 1990 e estava registrado com o prefixo PR-NDN. Nas últimas semanas, a aeronave realizou voos entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, de acordo com dados registrados no site FlightAware.

No dia 14 de dezembro, o avião partiu de Jundiaí (SP) e seguiu para o município de Paraty (RJ). Já no dia 17, retornou da cidade fluminense para o interior de São Paulo. Na última sexta-feira (20), pousou em Canela, de onde decolou nesta manhã antes do trágico acidente.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.