10.01 – Neste final de semana, duas comunidades de Penha promovem um dos rituais religiosos mais antigos do litoral norte catarinense: a Fincada do Mastro de São Sebastião. O ritual é uma manifestação folclórica popular bicentenária que foi mantida e preservada em Penha.
Amanhã, 11, o ato cultural/religioso de decoração do mastro acontece no bairro de Santa Lídia, às 17h30. A decoração do Mastro acontece na Rua Angiolete João de Freitas, número 2.859, tendo Maria Aparecida Idalina dos Santos como promesseira. A “Puxada” do mastro será pela Estrada Geral do bairro até o pátio da Capela de Santa Lídia.
Em Armação do Itapocoroy, o ato acontece no domingo a partir das 17h e se concentra na Praça do Baiano. A “Puxada” segue pela Avenida São João até o pátio da capela histórica de São João Batista, onde acontece a “Fincada”. As Mulheres do Terço são as promesseiras.
Tradição/Redes Sociais
O ritual religioso é considerado um dos mais antigos da região, com tradição superior a 200 anos. Toda essa preparação é para garantir o ritual, que ocorre há cerca de 200 anos, a cada janeiro, para homenagear São Sebastião, lembrado no dia 20 deste mês – o entendimento dos devotos é que a decoração do mastro deve ocorrer sempre num domingo anterior ao dia do santo.
Como há cerca de dois séculos atrás ainda não havia a “redes sociais” o objetivo da “Fincada do Mastro” era de avisar os devotos que no dia 20 de janeiro era dia de São Sebastião e que na semana seguinte teria festa do santo na comunidade.
O ritual
A cada ano é escolhido um promesseiro – devoto e família que ficam responsáveis pelo corte do mastro, decoração, levada (translado), fincada (fixação do Mastro) e a confecção broas caseiras e a tradicional consertada (bebida a base de vinho, cachaça, gengibre, canela de pau, cravo da índia, erva doce, açúcar, café e cachaça), que são distribuídas a todos os presentes durante a “Puxada do Mastro”
Após a fixação do mastro, ou da “fincada”, como dizem os devotos mais antigos, há aplausos por parte dos presentes. Os devotos acreditam que flores retiradas do mastro são garantia de um casamento feliz.
Todo ritual é embalado pelos foliões que com versos de improvidos dão as “ordens” aos devotos que participam da “Levada”. As cantorias do Moçambique, tem a harmonia de violas e tambores. O cortejo é seguido por populares até o local da fixação do “Mastro”. Por fim, o um estandarte com a imagem de São Sebastião é içado na ponta do mastro.
Origem
De acordo com o professor e historiador, Eduardo Bajara, o ritual é uma manifestação folclórica popular bicentenária em Penha. “Sua origem ainda é cercada de muitas dúvidas e teorias, porém é mais provável que os portugueses vicentistas, os primeiros colonizadores da região da Enseada do Itapocoroy, tenham trazido esta tradição na bagagem e introduzido na comunidade recém-formada, no início do século XVIII”, acrescenta Bajara.
Em Santa Catarina, o ritual ocorre somente em Penha e têm sua origem entre vicentistas, inicialmente em São Francisco do Sul, onde a tradição se perdeu.
Missas das Massas
No domingo seguinte à esta manifestação, acontece uma Missa de Ação de Graças a São Sebastião, onde as pessoas devotas e comunidade levam massas de pão confeccionadas com as partes do corpo ou formato de seu pedido ao Santo, no qual foram atendidos.
“As massas são leiloadas entre os presentes na missa, que é denominada ‘Missa das Massas’. O dinheiro arrecadado com o leilão é do Conselho da Capela, que o reverte em benfeitorias.
Patrimônio imaterial
Em 2018, a tradição de herança católica foi elevada à categoria de “Patrimônio de Natureza Imaterial de Penha”, pela Câmara de Vereadores.
“O Mastro de São Sebastião é uma manifestação que reforça as tradições e valores da comunidade, preservando o patrimônio imaterial da cidade. Ele conecta as gerações ao passado histórico e cultural de Penha, valorizando suas raízes e reforçando o sentimento de pertencimento dos moradores”, pontua a diretora de Cultura, Aline Cavaco.
Missas
Em Santa Lídia, a Missa à São Sebastião ocorre às 19h30 deste sábado, 11. Em Armação, o Tríduo Festivo será no final de semana seguinte (17, 18 e 19). A missa será dia 19, às 10h, quando ocorre a descida do mastro.
Programação festiva em Santa Lídia
Amanhã (11)
18h30 - Hasteamento da bandeira de São Sebastião no Mastro
19h30 - Celebração religiosa - Após pastelada, galeto e churrasco
21h30 - Música ao vivo
Domingo (19)
10h30 - Missa festiva – Após almoço com buffet e churrasco
14h – Bingo
Segunda-feira (20)
19h30 - Missa com a benção das massas – Após pastelada
Programação Capela São João Batista – Armação
Domingo – (12)
18h30 - Hasteamento da bandeira de São Sebastião no Mastro
Tríduo Festivo
Quarta-feira (15)
19h30 – Missa – Celebrante: Padre Isaltino - Após serviços de bar e cozinha no salão
21h - Música ao vivo: Luan Miguel
Quinta-feira (16)
19h30 – Missa - Celebrante: Vigário Mário da Cadetral (Blumenau) - Após serviços de bar e cozinha no salão
21h – Música ao vivo: Pagode do Imperador
Sexta-feira (17)
19h30 – Missa - Celebrante: Padre Luiz (Ilhota)Após serviços de bar e cozinha no salão
Sábado (18)
19h30 – Missa da Vigília - Celebrante: Padre Josué (Pároco de Penha) - Após serviços de bar e cozinha no salão
21h – Miltinho – Violão e voz
Domingo (19)
10h – Missa Festiva - Celebrante - Padre Josué (Pároco de Penha) Após serviços de bar e cozinha no salão
Mín. 19° Máx. 26°