10.01 - O Campeonato Catarinense de 2025 começa neste sábado, com o duelo entre Joinville e Figueirense, às 16h30, na Arena Joinville. A partida foi escolhida para abrir a competição neste final de semana, enquanto a primeira rodada será disputada na quarta-feira.
JEC e Figueira se reformularam para a temporada. O Joinville apostou na volta do técnico Hemerson Maria, campeão brasileiro da Série B pelo clube em 2015. Já o Figueira contratou o técnico Thiago Carvalho, que terminou 2024 no comando do Vila Nova (GO). Os dois clubes vivem jejuns de título catarinense. O alvinegro não conquista desde 2018, enquanto o JEC não é campeão desde 2001.
O Campeonato Catarinense será disputado por 12 clubes, que se enfrentam em turno único na primeira fase. Os oito primeiros colocados se classificam para as quartas de final, já os dois últimos serão rebaixados. As quartas e as semifinais serão disputadas em jogo único, com disputa de pênaltis em caso de empate. Já as finais acontecem em dois jogos.
JEC
O técnico Hemerson Maria tinha, até quarta-feira, 8, todos os 31 jogadores do elenco à disposição. Porém, no treino de meio de semana, o atacante Caion, esperança de gols da equipe, sentiu dores na panturrilha.
O jogador foi preservado do treino de quinta-feira, 9, e tratado pelo departamento médico. Já no treino apronto desta sexta-feira, 11, que aconteceu no período da manhã, foi reavaliado para saber se possui condições de jogo. Com isso, é dúvida para o duelo deste sábado. As opções para a posição são Antônio Porto e Cristian Renato.
A formação tática escolhida por Maria deve ser com três zagueiros, tendo uma linha de cinco jogadores no setor defensivo.
A provável escalação é: Bruno Pianissolla; Danilo Belão, Naldo, Guti, Léo Rigo e João Macário; Vini Paulista e Breno Santos; Keké, Júlio César (Rickelme Lopes) e Caion (Porto ou Cristian Renato).
Figueirense
O Figueirense chega para o estadual com uma expectativa melhor do que nos últimos anos. Com a aprovação da recuperação judicial em outubro do ano passado, o clube teve um aporte financeiro da Clave, fundo que gere a SAF do Furacão, de R$ 60 milhões.
Com uma pré-temporada de um mês, o Figueirense chega com técnico novo para 2025. Thiago Carvalho, de 36 anos, será o comandante da equipe. Antes, o treinador passou pelo Vila Nova-GO, Ypiranga-RS, Caxias-RS e Aparecidense-GO, onde começou a carreira como técnico em 2020.
Para 2025, o Figueira teve 16 saídas e realizou 13 contratações. Os nomes que se destacam são o goleiro Fabrício, que estava no Internacional-RS e jogou a Série A, o zagueiro Ligger e o atacante Kayke, que foi artilheiro da Série C de 2024.
A provável escalação é: Fabrício; Iury, Ligger, Felipe Santiago e Leonan; Rafinha Potiguar, Rodrigo e Camilo (Gabriel Santiago); Reifit, Lucas Mineiro e Kayke.
Histórico entre as equipes
Confrontos: 213 jogos
Vitórias do JEC: 80
Empates: 76
Vitórias do Figueirense: 57
Último confronto
A última vez que as equipes se enfrentaram foi na quinta rodada da Copa SC de 2024. A partida foi realizada na Arena Joinville e terminou sem gols.
Na disputa
Além de JEC e Figueirense, também estão na disputa Marcílio Dias, Barra, Avaí, Criciúma, Chapecoense, Brusque, Concórdia, Hercílio Luz, Santa Catarina e Caravaggio.
Mín. 19° Máx. 26°