11.01 - Informações do Reporte Preliminar do sistema de ocorrências aeronáuticas do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) o que aconteceu com o helicóptero antes do acidente, no último sábado (4), em Penha. Cinco pessoas que estavam na aeronave, sendo que quatro delas sofreram lesões leves e a quarta foi levada para o hospital com suspeita de traumatismo cranioencefálico.
O acidente foi por volta das 14h30, nas imediações da rodovia SC-414, mais conhecida como TransBeto, próximo do Parque Beto Carrero. O helicóptero modelo Bell 206B, de matrícula PT-HKZ decolava do Heliponto Avalon e estava cerca de 4m de altura. Na aeronave estavam o piloto e dois casais de turistas que iam fazer um voo panorâmico na região.
Informações do Reporte Preliminar cadastrado no sistema de ocorrências aeronáuticas do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) apresentam os primeiros detalhes sobre o que aconteceu com a aeronave antes do acidente.
Segundo o Reporte, durante a manobra de decolagem, o comando de pedal o travou, juntamente com o mau funcionamento do rotor de cauda. Vale ilustrar que dois pedais de comando deste tipo de aeronave são utilizados pelo piloto para mover a cauda do para um lado ou para o outro, alterando a direção de voo do helicóptero. A atuação nos pedais altera o ângulo das pás do rotor de cauda, resultando na mudança de direção.
Com as falhas mecânicas, a aeronave girou no eixo vertical e pousou ainda girando. O helicóptero capotou e caiu lateralmente para a direita.
O CENIPA destaca que o Reporte tem por finalidade apresentar o status atual do tratamento da notificação. Seu teor ainda pode ser alterado e não vincula obrigatoriamente as conclusões que serão publicadas no Relatório Final de investigação.
Lesões leves
De acordo com os Bombeiros Militar de Santa Catarina das cinco vítimas, três sofreram lesões leves. O piloto teve escoriações no punho e a quinta vítima, com cerca de 80 anos, estava consciente e orientada, mas com suspeita de traumatismo cranioencefálico. O idoso foi levado para o hospital.
Vale acrescentar, que o acidente aconteceu fora do Parque BCW e o helicóptero é particular com finalidade de passeios na região. O acidente aconteceu logo depois do viaduto do bairro Santa Lídia, no sentido a BR 101.
Mín. 19° Máx. 26°