10.03 - O mercado imobiliário do litoral de Santa Catarina segue em forte expansão, impulsionado por investimentos em infraestrutura combinado com atrativos naturais e de lazer, além de altos índices de desenvolvimento humano, segurança e força econômica. Tudo isso têm impulsionado consumidores a buscarem por moradias, residências de férias e investimentos, já que a valorização supera consideravelmente a média nacional.
Balneário Piçarras, “colada” em Penha, foi apontada como uma das 5 melhores colocadas para investimentos imobiliários de alto padrão conforme revelou o IDI Brasil (Índice de Demanda Imobiliária) de 2025 e, junto com Penha, sede do Beto Carrero World, tiveram um crescimento de 181% em VGV (Valor Geral de Venda) comparado com o mesmo período do ano anterior, conforme estudo da Brain encomendado pelo Sinduscon.
Além dos empreendimentos tradicionais, a região também tem atraído novas modalidades de negócios, como é o caso da multipropriedade de alto padrão, para atender o alto fluxo de famílias que visitam as praias e as atrações.
Com o expressivo crescimento de turistas e o desenvolvimento econômico da região, também empurrados pela alta valorização das cidades próximas, de Balneário Camboriú e de Itajaí, que detém o maior PIB do estado, foi percebido uma lacuna na área de turismo especificamente, e que há ainda um déficit de unidades habitacionais para atender os mais de 2 milhões de visitantes anuais que vêm a Penha em busca de suas atrações naturais e para visitar o Beto Carrero World.
Com isso, muitos acabam migrando para hospedagens em municípios próximos. Por isso, várias incorporadoras trouxeram para as duas cidades atrativos diferenciados dos habituais, que mescla turismo com moradia, proporcionando uma “casa de férias” de alta qualidade, acessível e funcional.
Mín. 21° Máx. 28°