27.03 - Uma infestação de escorpiões-amarelos em uma creche e escola de Navegantes, fez a prefeitura da cidade tomar uma medida drástica para acabar com o problema. O governo conseguiu autorização judicial para entrar em um terreno particular aos fundos da instituição e fez uma limpeza. Nos últimos dias, animais foram flagrados dentro da unidade, mas nenhuma criança se feriu.
O Centro Educacional Professora Natalina Sabel do Amaral, localizada Irineui José da Silva, no bairro Machados, que atende do berçário ao quinto ano, está com as aulas suspensas no final desta semana. Enquanto isso, a prefeitura se dedica em limpar o terreno vizinho e dedetizar a área.
“A suspensão se faz necessária para garantir tempo hábil para que o inseticida a ser aplicado possa agir e para que a limpeza do local seja devidamente realizada antes do retorno dos alunos à escola”, detalha a secretária de Educação, Natally Oliveira.
O poder público contou que no ano passado pediu para a empresa dona do lote fazer o serviço, algo que não ocorreu. O secretário de Planejamento, Gilmar Jacobowski, complementou que diante da inércia a prefeitura decidiu agir por conta dos riscos oferecidos principalmente aos pequenos da creche.
Na noite de ontem (26), profissionais da Vigilância Ambiental estiveram no local e fizeram a captura de três escorpiões. Os trabalhadores também fecharam todas as frestas por onde os animais poderiam entrar. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou a periodicidade das visitas da Vigilância Sanitária no local.
Mín. 17° Máx. 24°