04.04 – Tarde de festa no Manoel para o Emanoel. Ovacionado com gritos de “é campeão... é campeão”, aplausos, abraços, balões, estouros de lança confetes, homenagens e muita emoção. Foi assim, na tarde de hoje (4) que o paratleta penhense, Emanoel Carlos dos Santos, 17 anos, foi recepcionado, por familiares, amigos, professores e alunos da Escola de Educação Básica Manoel Henrique de Assis, do Centro de Penha, onde ele cursa o 3º ano do Ensino Médio.
Emanoel conquistou pela segunda vez a medalha de ouro e o bicampeonato do Brasileirão de Jovens de Bocha Paralímpica, na categoria BC1, na quarta-feira (2), em Curitiba (PR). A competição contou com competidores de vários estados do Brasil e do Distrito Federal.
Treinado pela professora Aline Barros, ele é paratleta do Clube Roda Solta, de Itajaí e tem como staff o seu pai Eduardo dos Santos nas competições, estaduais, regionais e brasileiras.
Superação
Para conquistar a medalha de ouro, de forma invicta, o paratleta penhense venceu cinco confrontos. Na primeira partida derrotou Guilherme Brito (Mato Grosso do Sul) por 10x0. No segundo confronto, venceu Samuel de Souza Silva (Rio de Janeiro) pelo placar de 4x3. No play-off foi a vez fazer 7x0 pra cima de Murilo Braga (São Paulo). Na semifinal, passou Lucas Gabriel Dendena (Goiás), por 5x3. Na final, ontem (2) venceu Samuel de Souza Silva por 4x3.
Virou rotina
Além do bicampeonato brasileiro Emanoel já conquistou vários títulos de destaque. Na sua galeria de triunfos estão: o tricampeonato nos no Parajesc (Jogos Escolares de Santa Catarina); o título de campeão das Paralimpíadas Escolares em 2023.
Emanoel é treinado pela professora Aline Barros, representa o Clube Roda Solta, de Itajaí e tem como staff o seu pai Eduardo dos Santos nas competições. Ele é aluno da Escola de Educação Básica Manoel Henrique de Assis, no Centro de Penha.
Agenda cheia
Ainda neste mês, Emanoel tem em sua agenda no dia 12 as Paralimpíadas Escolares, em Florianópolis. Foi convidado para participar de 7 à 11 do Open Nacional e Internacional, em Mar Del Plata, na Argentina
Em julho, a Paracopa SESC Itajaí e o Campig Escolar Paralímpico, em São Paulo. Em agosto a Copa Curitiba e World Boccia Cup Itajaí. Em setembro de 16 à 21 o PARAJASC, na cidade de Lages e de 25 a 28 o Regional Sul de Bocha Joinville.
Em outubro e novembro, a Etapa Nacional das Paralímpiadas Universitárias, em São Paulo. Ainda em novembro, de 16 à 30 as Paralímpiadas Escolares, em São Paulo. Por último, de 6 à 13 o Campeonato Brasileiro Principal e Intermediário, também em São Paulo.
Mín. 17° Máx. 24°