12.06 - O assalto que terminou com uma vítima baleada e dois criminosos mortos, em dezembro do ano passado, em Navegantes, teve a investigação encerrada pela Polícia Civil nesta quinta-feira. O inquérito mostrou que os criminosos planejaram o roubo por 15 dias, seguindo a rotina das vítimas, e usaram armas de grosso calibre. Os quatro assaltantes envolvidos tinham extensa ficha criminal.
Em 12 de dezembro do ano passado, um casal de 34 e 36 anos, morador do bairro Pedreiras, foi rendido por três criminosos que saíram do mato e invadiram a casa armados com pistolas e um fuzil. Um carro preto deixou os assaltantes em frente à residência, onde eles aguardaram a chegada das vítimas para atacar. Os bandidos abordaram o casal no momento em que eles entravam em casa.
Só que os criminosos não imaginavam que as vítimas andavam armadas. Houve uma intensa troca de tiros, com dois bandidos morrendo no local e o terceiro fugindo com R$ 16 mil em dinheiro. Uma das vítimas também foi baleada no pé. Com a investigação, a polícia identificou o assaltante que fugiu com o dinheiro e também o motorista do carro que deu apoio ao crime. O veículo usado tinha placas clonadas.
A apuração apontou que o crime foi planejado com bastante antecedência e que as vítimas foram monitoradas por pelo menos 15 dias, com o uso de diversos veículos diferentes.
Tanto os assaltantes mortos quanto os outros dois tinham vários antecedentes criminais. Um dos mortos estava foragido do sistema prisional e usava documento de identidade falso.
A investigação também revelou que os criminosos praticaram outros assaltos antes e depois do roubo no bairro Pedreiras. Um dos assaltantes foi atingido por um tiro durante assalto em Pouso Redondo, após o crime em Navegantes. Já em Gaspar, um roubo semelhante foi registrado, com a vítima sendo atingida por disparos. Além dos assaltos, os criminosos também vendiam armas de fogo.
Os dois assaltantes identificados e presos vão responder por latrocínio na forma tentada e adulteração de sinal identificador de veículo automotor (placas clonadas). “Recentemente, demos cumprimento aos mandados de prisão a esses dois assaltantes. Todos eles possuindo diversas condenações criminais pela prática de crimes de roubo. Um dos assaltantes, que faleceu durante o confronto, fazia uso de um documento falso, haja vista ser foragido do sistema prisional”, finalizou o delegado Osnei Valdir.
Mín. 14° Máx. 20°