17.06 – A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu preventivamente dez suspeitos de participação em um mega-assalto a uma concessionária de veículos de luxo, ocorrida no dia 22 de abril deste ano em Jaraguá do Sul.
A operação foi realizada ontem (17) e envolveu cerca de 40 agentes, com cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão em Joinville. Na época do roubo, a polícia já havia prendido seis suspeitos. Desde então, o processo corria em segredo de Justiça.
Segundo a Polícia Civil, os presos serão ouvidos ao longo do dia para determinar circunstâncias e motivação do crime.
Relembre o mega roubo a concessionária de luxo
O assalto ocorreu em plena luz do dia e chamou atenção pela ousadia do grupo, fortemente armado. O plano era levar cerca de nove veículos de luxo de uma revenda localizada na cidade, mas a ação foi frustrada e todos os automóveis foram recuperados pela polícia.
Durante a fuga, um dos suspeitos colidiu com o carro de uma família na cidade vizinha de Garuva. Duas pessoas ficaram gravemente feridas e foram levadas ao Hospital Municipal São José. Uma das vítimas, Helena Lurdes Noetzold, não resistiu aos ferimentos e morreu no mesmo dia, por volta das 19h30.
Informações obtidas junto aos detidos indicam que cada participante do roubo receberia entre R$ 3 mil e R$ 4 mil. O destino dos veículos seria Garuva, segundo a Polícia Militar. Há suspeitas de que os automóveis seriam utilizados em outros crimes ou desmontados para abastecer o comércio ilegal de peças.
Inicialmente, os funcionários informaram à polícia o roubo de 11 veículos, mas depois verificou-se que um dos carros havia sido vendido pela manhã e os vendedores não deram baixa no sistema. Um segundo automóvel estava em test drive em outra cidade. Nove veículos, portanto, foram roubados.
O comandante da PM em Jaraguá do Sul, tenente-coronel João Carlos Benassi Borges Kuze, afirmou que a escolha do local para o crime foi mal planejada. “Foi uma péssima escolha. A gente é conhecido por emplacar, por vários anos consecutivos, como a cidade mais segura do Brasil”, disse.
Durante as investigações, a Polícia Civil de Jaraguá do Sul identificou todos os envolvidos no crime. Segundo as informações oficiais, 10 pessoas foram presas e duas continuam foragidas. Todas as prisões foram feitas em Joinville, em bairros como o Fátima e o Paranaguamirim, na zona Sul do município. Aparelhos celulares também foram apreendidos durante a operação e devem passar por perícias.
Mín. 14° Máx. 20°