
Foto: Joice Flores/ Ascom SAS
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, esteve presente nesta sexta-feira, 6, no bloco Berbigão do Boca, que marca a abertura do Carnaval em Florianópolis, para conscientizar os foliões sobre a importunação sexual e reforçar a importância da denúncia em casos de violência contra a mulher.
A diretora de Direitos Humanos da SAS, Sabrina Mores, comenta que a equipe distribuiu materiais informativos e inclusive fez alguns atendimentos e orientações de mulheres que alegaram ter sido vítimas de violência. “O carnaval, que reúne milhares de pessoas, precisa ser um espaço de alegria, respeito e segurança para todos, especialmente para as mulheres, então, distribuímos leques que alertam sobre o que é considerado importunação sexual e também divulgamos a campanha Seja Homem, denuncie, chamando a atenção dos homens sobre a violência contra a mulher”, comenta.
O material contém a arte de um termômetro, que explica de forma clara e acessível o que é considerado importunação sexual, ajudando a população a identificar comportamentos abusivos. O material também divulga os principais canais de denúncia, orientando as vítimas e testemunhas sobre como e onde buscar ajuda.
Outras ações de conscientização vão acontecer durante os desfiles de Carnaval em Florianópolis, na Passarela Nego Quirido.

A campanha reforça que importunação sexual é crime e que nenhuma forma de violência deve ser tolerada, independentemente do contexto festivo, e destaca que denunciar é um passo fundamental para o enfrentamento da violência contra a mulher.
Mais informações:
Jornalista: Helena Marquardt/Ascom SAS
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0906 e-mail: [email protected]
Instituto Araxá Documentário dos 20 anos do Instituto Araxá já está no YouTube
Desenvolviment... Assistência Social de Santa Catarina é destaque no Summit Cidades 2026
Desenvolviment... Governo do Estado autoriza construção de 30 casas em São João Batista
Desenvolviment... Projeto financiado pelo FIA leva BMX Racing como ferramenta de inclusão e transformação social em Itapema
Desenvolviment... Assistência Social de SC participa do mutirão voltado a população em situação de rua em Balneário Camboriú
Desenvolviment... Vice-governadora incentiva participação das mulheres na política durante palestra em Balneário Barra do Sul
Desenvolviment... Governo do Estado lança programação do Mês da Mulher com ações em diversas áreas
Lingua Afiada Esgotamento sanitário: uma responsabilidade que começa dentro de casa
Desenvolviment... Assistência Social de Santa Catarina vai promover conscientização contra a importunação sexual no Carnaval Mín. 15° Máx. 24°

