Sexta, 25 de Setembro de 2026
21°

Tempo limpo

Penha, SC

Policial Operação Vigilans

Operação contra abuso sexual infantil descobre mais de 1.700 vídeos e prende suspeito no Vale do Itajaí

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em dois municípios da região. Os agentes recolheram computadores, celulares e mídias de armazenamento digital, que serão submetidos à perícia técnica especializada para aprofundar as investigações.

24/02/2026 às 10h59
Por: Carneiro News
Compartilhe:
Foto/Divulgação/Gaeco
Foto/Divulgação/Gaeco

Uma operação do Ministério Público de Santa Catarina resultou na apreensão de dispositivos eletrônicos e na prisão em flagrante de um investigado por crimes relacionados à exploração sexual infantojuvenil na manhã desta terça-feira (24), na região do Vale do Itajaí.

A ação, denominada Operação Vigilans, foi deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), por meio do CyberGAECO, em apoio à 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Brusque e à 2ª Promotoria de Justiça de Ituporanga, responsáveis pelos procedimentos investigatórios em andamento.

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em dois municípios da região. Durante as diligências, os agentes recolheram computadores, celulares e mídias de armazenamento digital, que serão submetidos à perícia técnica especializada para aprofundar as investigações.

Segundo o Ministério Público, as apurações tiveram início após informações repassadas pela Polícia Federal, por meio da Coordenação de Repressão aos Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil. No decorrer das investigações, foi identificado que um dos suspeitos não apenas armazenava e compartilhava arquivos com conteúdo ilegal, mas também pode ter participado da produção desse material.

Em um dos alvos, localizado em Brusque, foram encontrados mais de 1.700 vídeos contendo cenas de exploração sexual envolvendo crianças e adolescentes. A descoberta levou à prisão em flagrante do investigado.

O caso tramita sob sigilo judicial, e novas informações devem ser divulgadas apenas após a publicidade dos autos.

O nome da operação “Vigilans” faz referência à vigilância permanente do Ministério Público no enfrentamento ao abuso sexual infantil e ao compromisso institucional com a proteção de crianças e adolescentes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.