Sexta, 25 de Setembro de 2026
21°

Tempo limpo

Penha, SC

Geral Onda gigante

Tsunami raro atinge restaurante e praia de Laguna pela segunda vez em 2026

Avanço da maré na Praia do Cardoso, em Laguna, no Sul de SC, na manhã desta segunda-feira (21), foi classificado como um tsunami meteorológico.

21/09/2026 às 11h08 Atualizada em 21/09/2026 às 11h15
Por: Carneiro News
Compartilhe:
Foto/Reprodução/Redes Sociais
Foto/Reprodução/Redes Sociais

A maré da Praia do Cardoso, em Laguna, no Sul de Santa Catarina, avançou de uma forma inesperada na manhã desta segunda-feira (21), chegando a atingir restaurantes localizados na orla da praia. O evento foi classificado como um tsunami meteorológico.

No entanto, a Defesa Civil de Laguna afirmou que ainda não há a confirmação de que a alta na maré foi causada por um tsunami meteorológico. O caso será avaliado pelo órgão ainda nesta segunda. O fenômeno não deixou ninguém ferido e não causou nenhum estrago significativo.

O fenômeno ocorre porque uma linha de instabilidade na atmosfera gera fortes ventos, causando a queda da pressão do ar e fazendo com que a atmosfera e o oceano entrem em ressonância.

Este é o segundo registro do fenômeno, considerado raro, na Praia do Cardoso em 2026. Em janeiro deste ano, o local presenciou a alta na maré, provocada também por um tsunami meteorológico.

Como o tsunami meteorológico se forma?

Diferente do tsunami sísmico, causado por abalos nas placas tectônicas, o fenômeno ocorre devido a variações bruscas de pressão atmosférica relacionadas a instabilidades meteorológicas – quando o ar se movimenta verticalmente – após dias de calor intenso.

O oceanógrafo da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), Carlos Eduardo Araújo, comparou o fenômeno climático com a ação de arremessar uma pedra em um lago. De acordo com ele, o vento atua como uma pedra ao atingir o mar, causando uma vibração que gera ondas e que se espalham para as costas.

“É uma onda aproximadamente 45 vezes maior. Em consequência, o comprimento dessa onda também é 45 vezes maior. O volume da água que ela traz é muito grande. Embora esses tsunamis aqui na região não tenham uma altura muito grande, eles se comportam como uma inundação costeira”, explicou.

 
 
 
 
 
Ver esse post no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um post compartilhado por Carneiro News (@carneiro_news)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.