
07.07 - Caso de antissemitismo registrado em Balneário Piçarras – um crime que acaba de ser revelado por moradores do bairro Itacolomi, na divisa com Itajuba, em Barra Velha: um posto guarda-vidas da orla foi pichado com símbolos nazistas e descoberto nesta quarta-feira (7).
Na parede frontal do abrigo, duas suásticas foram pintadas a carvão, e também uma Estrela de David (símbolo do judaísmo). Fotos encaminhadas ao Carneiro News revelam três inscrições: “No caso dos judeus, é com violência”
, aponta a primeira delas, à esquerda; na segunda pichação, a frase “Judeus, inimigos do Cristo”, e mais acima, a frase “sem violência”, também inscrita próxima a uma suástica.
Não dá para entender o contexto das críticas, mas elas certamente condenam posturas do judaísmo – que não é uma crença cristã. Segundo a moradora J. M., de Itajuba, sua conhecida, de iniciais E. T., mora na Praia do Cerro e já estava no perímetro de Balneário Piçarras, no Itacolomi, quando fez as fotos, e defendeu uma investigação sobre o caso.
“Achei a inscrição um absurdo de preconceito e também afronta à democracia”, considerou a autora das imagens, que é professora universitária.
“Este ponto fica logo onde já está bem estabelecida a passarela, na beira da praia, nas imediações do Bar do Fumaça, onde também é uma peixaria”, detalha ela.
A lei criminaliza a divulgação de símbolos nazistas e pune o racismo, elemento central da ideologia nazista. Segundo a Lei nº 7.716/89, no artigo, 20, “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional” rende pena de reclusão de um a três anos, e multa.
E ainda “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”, também estipulando pena de dois a cinco anos e multa.
Como a pichação na verdade, é uma inscrição em carvão, é relativamente fácil limpar o local – mas o ideal seria uma nova pintura. O Carneiro News entrou em contato com o Tenente BM Douglas do 7º Batalhão dos Bombeiros Militar, que disse ter desconhecimento da pichação. Já a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Balneário Piçarras informou que a responsabilidade é dos Bombeiros, por se tratar de órgão estadual e de administração direta do Estado.
[gallery link="file" size="medium" ids="13442,13443,13444"]
Geral Caso Samarco: quase R$ 1 bilhão retirado de indenizações é devolvido
Geral Confirmadas 44 mortes por causa das chuvas em São Paulo
Geral São Sebastião: 7,5 toneladas de doações serão entregues a famílias Mín. 16° Máx. 23°

