
16.07 - Na tarde de ontem (15) em reunião extraordinária o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Balneário Piçarras (COMDEMA) e o Plano de Trabalho da elaboração do Plano de Manejo do Parque.
A reunião registrou 45 representantes de diversas entidades: Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Obras, Serviços Urbanos e Rurais, Secretaria de Turismo, Procuradoria Jurídica Municipal, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – EPAGRI, Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – CASAN, Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina – IMA, ONG Selvage Mata Atlântica, Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, Museu Oceanográfico da UNIVALI, Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação de Corretores de Imóveis, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Rotary Club de Piçarras, Associação dos Arquitetos, Engenheiros, Agrônomos e Técnicos, Conselho Municipal de Turismo - COMTUR e o Prefeito Tiago Baltt.
Sobre o Parque Natural Municipal Rio Piçarras
Em 9 de junho de 2021, a Universidade do Vale do Itajaí foi contratada (Contrato nº 002/2021/IMP) pelo Município de Balneário Piçarras, por intermédio do Instituto de Meio Ambiente de Balneário Piçarras (IMP), para elaboração do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Rio Piçarras – PNM Rio Piçarras, criado pelo Decreto Municipal nº 160/2020.
Plano de Manejo é o documento técnico que estabelece o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da Unidade de Conservação. A elaboração do Plano de Manejo visa atender ao estabelecido na Lei n. 9.985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC.
A criação do PNM Rio Piçarras, de área de 74,73ha, visou à preservação de ecossistemas naturais nas margens do Rio Piçarras de grande relevância ecológica e beleza cênica, a fim de possibilitar a realização de pesquisas científicas e o desenvolver atividades de recreação em contato com a natureza, educação e interpretação ambiental e de ecoturismo.
Cerca de 97% (72,8ha) da área do Parque é coberta por vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica (Floresta Ombrófila Densa de Terras Baixas), sendo 18,6ha em estágio primário, 47,8ha em estágio médio/avançado de regeneração e 6,4ha em estágio inicial de regeneração.
Estima-se para o parque a implantação de cerca de 3km de trilhas ecológicas, áreas de lazer e educação ambiental e um mirante panorâmico com vista de 360º para a Orla da Praia de Balneário Piçarras, para a vegetação nativa e meandros do Rio Piçarras, e ainda, para as morrarias localizadas no interior do município. A intenção é que o Parque seja utilizado pelos moradores, sobretudo alunos das escolas, e população flutuante na alta temporada.
Fonte:PMBP
Geral Caso Samarco: quase R$ 1 bilhão retirado de indenizações é devolvido
Geral Confirmadas 44 mortes por causa das chuvas em São Paulo
Geral São Sebastião: 7,5 toneladas de doações serão entregues a famílias Mín. 16° Máx. 23°

