
10.08 - Uma baleia, possivelmente Jubarte, apareceu morta no litoral de Barra Velha neste final de semana, e apesar dos pedidos da comunidade, ainda não foi recolhida por autoridades ambientais. Ela está nas proximidades da antiga ponte do Rio Itajuba, e exala mau cheiro cada vez mais forte. Segundo a moradora J. M., Polícia Militar e órgãos ambientais locais foram contatados, ainda sem retorno.
O CARNEIRONEWS buscou apurar junto à Fundação do Meio Ambiente de Barra Velha (Fundema) e também ao Museu Oceanográfico da Univali se há pedido oficial ou notificação sobre o recolhimento, mas ainda não recebeu retorno. A Prefeitura de Barra Velha não deu retorno até o fechamento desta matéria, e a assessoria da Univali repassa uma posição nesta quarta-feira, 11 de agosto.
A temporada de visitação de baleias no Estado de Santa Catarina já é a maior dos últimos anos – mas infelizmente, muitas delas têm sucumbido nas praias do Estado. Em Barra Velha, houve pelo menos outros dois casos – no último dia 28 de julho, outra jubarte foi encontrada na Praia do Tabuleiro, trecho de praias monitorado diariamente pela Univali – Unidade Penha.
O mamífero era um macho, juvenil, com cerca de oito metros de comprimento total. O atendimento à ocorrência foi efetuado por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). A equipe técnica esteve no local para registrar o encalhe e coletar as informações possíveis sobre o animal.
O estágio avançado de decomposição da carcaça impediu a realização do exame de necropsia para identificação da causa de morte e de condição de saúde. A baleia, que estava na área de arrebentação, voltou a derivar com a movimentação da maré.
Só neste ano, o PMP-BS registrou pelo menos 18 jubartes encalhadas nas praias do litoral de Santa Catarina, todas sem vida. Grande parte dos indivíduos apresentaram marcas de interação com redes de pesca.
Por: Juvan de Souza Neto
[gallery link="file" size="medium" ids="14486,14487"]
Geral Caso Samarco: quase R$ 1 bilhão retirado de indenizações é devolvido
Geral Confirmadas 44 mortes por causa das chuvas em São Paulo
Geral São Sebastião: 7,5 toneladas de doações serão entregues a famílias Mín. 16° Máx. 23°

