
20.11 - Dia alusivo ao nascimento de Zumbi dos Palmares será celebrado no salão paroquial da Igreja Matriz Divino Espírito Santo, no centro de Barra Velha, com cultura e ativismo
Uma programação especial marcará o Dia da Consciência Negra em Barra Velha, neste sábado, 20 de novembro, a partir das 18h30, no salão paroquial da Igreja Matriz Divino Espírito Santo. O evento atende à lei municipal e também à legislação nacional que estabelece esse dia como data da morte de Zumbi dos Palmares.
A ação, considerada pioneira no munícipio de Barra Velha, visa trabalhar de maneira a atingir a população em geral e não somente a escolar quanto à participação do povo negro na atual sociedade, que hoje compreende mais do que 50% da população.
Segundo a organização, o evento tem como objetivo expor amostras culturais que exaltem a ancestralidade do povo negro, celebrar o povo negro com o resgate e reconhecimento do histórico de afrodescendentes que fazem ou fizeram parte da construção de Barra Velha e promover discussões sobre conceitos como “lugar de fala”, combate ao racismo e trabalhar temas como ”Vidas Negras Importam”.
O evento, de certa forma, amplia as atividades iniciadas em 2017, na Escola Básica Municipal Antônia Gasino de Freitas, da rede municipal de ensino, localizada no bairro São Cristóvão, uma das primeiras unidades educacionais a celebrar, de maneira ampla, a data dedicada à luta e resistência dos descendentes dos povos escravizados no Brasil.
A história do negro na sociedade brasileira e as políticas públicas e desigualdades raciais também estarão em pauta. A educadora Dilcicléia Gonçalves de Barros fará uma palestra, e haverá apresentações culturais e de resistência. Até mesmo um caldinho de feijão será servido ao público presente – e todos estão convidados.
Por: Juvan de Souza Neto
[gallery link="file" size="medium" ids="16930,16931,16932"]
Penha Penha - Arena Verão confirma atrações musicais deste final de semana na Praia Alegre
Balneário Balneário Piçarras - Fundação de Cultura leva apresentações circenses aos bairros no final de semana
Na Na Praia Alegre - Arena Verão Penha terá hoje a amanhã muito reggae, rock e pagode Mín. 16° Máx. 18°

