Segunda, 12 de Outubro de 2026
17°

Tempo nublado

Penha, SC

Barra

Barra Velha: Prefeitura troca obra histórica por Papai Noel de resina

Barra Velha: Prefeitura troca obra histórica por Papai Noel de resina

17/12/2021 às 11h44 Atualizada em 17/12/2021 às 14h44
Por:
Compartilhe:
A troca gerou novas reações negativas da comunidade e muitos comentários nas redes sociais - Foto/Diarinho
A troca gerou novas reações negativas da comunidade e muitos comentários nas redes sociais - Foto/Diarinho

17.12 - A polêmica em Barra Velha após a retirada da Estátua da Índia teve mais um capítulo nesta semana. A prefeitura instalou, no lugar da histórica obra de arte, uma imagem de um Papai Noel de resina. A troca gerou novas reações negativas da comunidade.

A mudança vem chamando atenção na rótula em frente à chamada “praça da lagoa”. Além da retirada da Estátua da Índia, que estava no local há 30 anos, a prefeitura também retirou a famosa ossada da baleia, ainda mais antiga - desde 1952 à mostra naquele espaço.

No lugar da ossada, a Fundação de Turismo Esporte e Cultura (Fumtec) instalou uma réplica em miniatura da ponte pênsil da Quinta dos Açorianos.

A pequena ponte até recebe elogios da comunidade nas redes sociais, mas a retirada da obra de arte não agradou a turista Franciane Harnish, de Cianorte, no Paraná. “Eu lembro de Barra Velha no final dos anos 90 com a estátua da índia, e agora, ela sumiu”, reclamou a moça, que visitou o litoral norte com a família.

Diante da troca, muita gente da cidade lembrou do quadro do apresentador Silvio Santos no programa Domingo no Parque, em que uma criança na cabine, sem som, acabava trocando um presente importante por algo praticamente sem valor.

O DIARINHO acompanha a polêmica desde o início e registrou que não houve consulta à comunidade ou ao conselho Municipal de Patrimônio Histórico existente na cidade. O próprio autor da Estátua da Índia, José Cristóvão Batista, reclamou sobre o descaso com a sua obra. “Obra de arte não se tira do lugar para restaurar. Se restaura no local, para evitar mais danos”, destacou ele.

A Índia Mani é uma representação dos índios carijós e uma homenagem aos primeiros habitantes do litoral. Foi esculpida no início dos anos 90 e doada à cidade pelo artista.

Ao DIARINHO, o presidente da fundação turística, Pierre Costa, confirmou que foi a prefeitura que retirou a estátua e ossada, e  negou que houvesse necessidade de consultar comunidade ou conselho de patrimônio, “porque são patrimônio da prefeitura” e a administração “achou que não era o local mais adequado”.

Pierre alegou ter laudo técnico de 7 de abril deste ano, assinado pelo Museu Oceanográfico da Univali, indicando que “a ossada não tem mais serventia para estudo, para exposição, nem para nada, mesmo assim a gente guardou”. Sobre a destinação da estátua, segundo ele, será avaliado um novo local. “Ninguém jogou fora a estátua da índia. Vamos botar em outro local, no lugar que eu achar adequado”.

Via: Diarinho

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.