Sábado, 10 de Outubro de 2026
22°

Tempo nublado

Penha, SC

Navegantes

Navegantes - Gruta Nossa Senhora de Guadalupe no bairro Pedreiras será reinaugurada na segunda-feira

Navegantes - Gruta Nossa Senhora de Guadalupe no bairro Pedreiras será reinaugurada na segunda-feira

10/06/2022 às 12h09 Atualizada em 10/06/2022 às 15h09
Por:
Compartilhe:
O local será reaberto ao público a partir das 14h30 - Foto/Divulgação
O local será reaberto ao público a partir das 14h30 - Foto/Divulgação

10.06 – Devido as chuvas de ontem a prefeitura de Navegantes decidiu adiar a reabertura da Gruta Nossa Senhora de Guadalupe, no Parque Natural Municipal de Navegantes, na Rua Onório Bortolato, no bairro de Pedreiras.  A reinauguração acontece na próxima segunda-feira (13), às 14h30.

A revitalização do local que acolhe um grande número de visitantes, aconteceu por causa dos atos de vandalismo e de um incêndio criminoso em agosto de 2019.  Desde então, a gruta estava desativada e fechada para a visitação pública.

A reinauguração será às 14h30, com a colocação da imagem da santa na gruta. Conforme o superintendente do IAN, Marcos Zaleski de Matos, a obra contempla todos os acessos da gruta, desde a escadaria ao templo religioso, sendo executados em concreto e aço para reduzir os riscos de vandalismo, como os incêndios em anos anteriores. Além disso, haverá instalação de câmeras no local.

“É muito importante a reabertura da gruta para visitação por se tratar de um espaço cultural, religioso e ambiental”, disse o superintendente.

Marcos explicou ainda que as ações executadas no Parque Natural Municipal contam com a participação do Conselho Gestor do Parque Ambiental de Navegantes (Congepan) e os recursos para a revitalização da gruta foram por meio da compensação ambiental da Portonave.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.