Sexta, 25 de Setembro de 2026
19°

Tempo limpo

Penha, SC

Geral São João do Itaperiú

Sem aulas – Secretaria de Educação de São João do Itaperíu cancela as aulas nesta segunda-feira (27)

Em nota oficial a Secretaria de Educação informou que as escolas atingidas passarão por reformas

26/02/2023 às 21h23 Atualizada em 26/02/2023 às 21h41
Por: Carneiro News Fonte: Redação
Compartilhe:
As vias públicas foram bloqueadas em razão das quedas de árvores – Foto/Divulgação
As vias públicas foram bloqueadas em razão das quedas de árvores – Foto/Divulgação

26.02 – Em nota oficial a Secretaria de Educação de São João do Itaperiú informou agora a noite que amanhã as aulas nas escolas da rede municipal de ensino estão canceladas. O motivo se dá em razão da unidades escolares do município ter sofrido estragos com a tempestade registrada na cidade na tarde de hoje.

A prefeitura também deve decretar amanhã situação de emergência devido ao temporal que destruiu e destelhou residências, casas comerciais, empresas, igreja matriz, além de vias públicas que foram bloqueadas com quedas de árvores.

Conforma e Defesa Civil, ventos de mais de 75 km/h foram registrados por volta das 16h. Antes deste horário, as rajadas não passavam de 25 km/h.

Em outra nota oficial da prefeitura o prefeito Clézio Fortunato (MDB) afirma que está sendo mapeado os danos. Com urgência os trabalhos seguem no objetivo na desobstrução de vias públicas e auxílio aos moradores que tiveram suas residências destelhadas atingidas pelo vendaval.   

Veja como foi o estrago

Um forte vendaval e chuva forte deixou um rastro de destruição no município de São João de Itaperiú, na tarde de hoje, por volta das 16h. A cidade também registrou queda de granizo, o que danificou casas e estabelecimentos comerciais. Os prejuízos estão sendo calculados.

A intensidade dos ventos foi tanta que árvores foram arrancadas e parte da estrutura de um posto de gasolina foi danificada. A igreja matriz da paróquia São João Batista, no Centro da cidade foi destelhada, além do Portal da Cidade, Portal Natural de Eucaliptos e a Policlínica.

Até mesmo a sede do quartel dos Bombeiros Voluntários da cidade, às margens da SC-415, foi atingida. Várias árvores caíram sobre a pista da rodovia. A região central do município e nos fundos do Frigorífico São João foi alvo da forte tempestade.

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, há suspeita de que uma micro explosão tenha atingido a cidade. A causa do fenômeno que causou tantos prejuízos na região está sendo investigada.

De acordo com o Comandante Rodrigo, dos Bombeiros Voluntários da cidade, até o momento não há nenhum registro de vítimas.  

Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura de São João do Itaperiú, às15h10 foi o pico temporal que durou

durou aproximadamente 10 minutos. A cidade ainda não tem cálculos do prejuízo e números exatos da destruição.

Massaranduba foi outra cidade que sofreu os efeitos dos temporais. O município registrou destelhamentos em residências e quedas de placas. Já Araquari registrou ventos fortíssimos.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.