Sexta, 25 de Setembro de 2026
19°

Tempo limpo

Penha, SC

Geral São João do Itaperiú

Sobrevoo - Governador Jorginho Mello visita São João do Itaperiú para avaliar estragos da tempestade

Governador afirmou que buscará junto ao Banco do Brasil alternativas como linha de crédito para ajudar os produtores afetados com o desastre climático

27/02/2023 às 19h06
Por: Carneiro News Fonte: PMSJI
Compartilhe:
Jorginho que o Estado atuará para reverter os estragos em obras públicas – Foto/Divulgação
Jorginho que o Estado atuará para reverter os estragos em obras públicas – Foto/Divulgação

27.02 - O Governador Jorginho Mello visitou São João do Itaperiú na tarde de hoje, 27, para avaliar os estragos causados pela tempestade. Após sobrevoar a cidade na companhia do prefeito Clézio Fortunato, o Mello afirmou que buscará junto ao Banco do Brasil alternativas como linha de crédito para ajudar os produtores afetados com o desastre climático.

O estado de emergência foi decretado pelo prefeito Clézio Fortunato no início da tarde de hoje. Estima-se que 70 famílias ligadas à agricultura tenham sido prejudicadas e o prejuízo inicial é de aproximadamente R$10 milhões. Um laudo está sendo feito pela Epagri. Já o levantamento das demais residências ou comércios está sendo feito pela Defesa Civil.

Mello afirmou que após a conclusão da análise da Defesa Civil, o Estado atuará para reverter os estragos causados em obras públicas. Já para famílias carentes afetadas pelo vento, o Governador buscará alternativas junto à Assistência Social.

Além do Governador Jorginho Mello, também acompanharam a visita o Senador Jorge Seif, a Deputada Federal e Secretária Estadual de Saúde Carmem Zanoto, e os Deputados Estaduais Fernando Krelling e Vicente Caropreso.

Catástrofe Climática

O relatório emitido pela Defesa Civil classificou como uma microexplosão a tempestade que atingiu o município de São João do Itaperiu na tarde de domingo, dia 26. O vendaval ocorreu por volta das 15h e afetou principalmente os bairros do Centro e Toca. Comércios, Igrejas e casas foram destruídos pela força do vento. Outro setor que sofreu o impacto foi a agricultura. Plantações de banana e arroz foram totalmente perdidas.

 A Defesa Civil afirma que há registros de famílias desabrigadas, mas que foram direcionadas para casas de familiares. Não houve vítimas graves da tempestade. O Governo do Estado já sinalizou e deve enviar amanhã materiais como kits de higiene e limpeza, além de telhas, cestas básicas e colchões. A distribuição será feita de acordo com os registros da Defesa Civil e Assistência Social.

O abastecimento de energia elétrica já está sendo normalizado aos poucos. A CELESC está atuando na cidade com diversas equipes para fazer a troca de postes e fiações atingidas. Situação parecida no setor de internet, onde as empresas privadas já fazem os reparos.

O atendimento na Prefeitura e demais secretarias municipais está suspenso nas próximas 72h. Todos os servidores estão atuando no reparo e atendimento à famílias atingidas pela tempestade. As aulas da rede municipal e estadual foram suspensas nesta segunda e amanhã.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.