
02.04 - A safra 2020 da tainha começou ontem (1), e previsões de um inverno rigoroso deixam os pescadores mais confiantes nas capturas deste ano, após a decepção na temporada passada que foi marcada por confusões entre a justiça, o governo e o setor.
No ano passado, a liberação da atividade aconteceu em maio, mas apenas no dia 3 de julho, que a justiça autorizou o começo da safra industrial de tainha para as embarcações que não tinham irregularidades no Cadastro Técnico Federal (CTF) e nem a interrupção injustificada do Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite (Preps).
No começo de abril, a Secretaria de Aquicultura e Pesca estabeleceu as cotas de captura, a criação da Autorização de Pesca Complementar Especial, o limite de embarcações que poderão receber a Autorização de Pesca Complementar Especial, e as medidas de monitoramento associadas para a temporada de pesca de tainha (Mugil liza) 2020.
Ficou definiu a cota máxima de captura de tainha em 627,8 toneladas para a frota de cerco/traineira para operar no Sudeste e Sul e 1.196 toneladas para a frota de emalhe anilhado de Santa Catarina no Sudeste e Sul.
Os pescadores estão otimistas com a safra deste ano, principalmente pela previsão do inverno rigoroso, que indica que as temperaturas devem começar a cair a partir de 10 de maio, o litoral norte catarinense, oscilando entre 16ºC e 23ºC, podendo chegar entre 13ºC e 21ºC na segunda quinzena de junho. Julho deve ser ainda mais frio, com máximas de 20ºC.
Fonte: SEA
Geral Caso Samarco: quase R$ 1 bilhão retirado de indenizações é devolvido
Geral Confirmadas 44 mortes por causa das chuvas em São Paulo
Geral São Sebastião: 7,5 toneladas de doações serão entregues a famílias Mín. 19° Máx. 22°

