
28.02 - Um vídeo das câmeras de monitoramento mostra o momento em que um jovem de 18 anos levou um tiro na cabeça, disparado por um policial militar durante o atendimento de uma ocorrência às 21h15 de ontem, na rua Pindaíba, no bairro Tabuleiro, em Camboriú.
Ele está internado em estado grave na UTI do hospital Marieta Konder Bornhausen. A família denuncia que a ação policial pode ser letal e não teria uma causa real.
Pelo relato da Polícia Militar, o jovem teria fugido da abordagem da PM em alta velocidade e empinando a moto. No entanto, familiares alegam que o tiro foi totalmente desnecessário, pois o rapaz já estava rendido, de costas e caído no chão no momento do disparo.
O vídeo mostra o jovem parando a moto na frente da casa, abrindo o portão e empurrando a Biz para dentro do quintal. Neste instante chegam as viaturas da PM, que estavam perseguindo o jovem.
O vídeo mostra os PMs entrando no quintal da casa com as armas na mão e um policial aparece arrastando o jovem para a rua pela camiseta e logo em seguida um clarão do disparo do tiro.
O pai, ao ver o filho ferido, reage indignado e acaba levando jatos de spray de pimenta no rosto.
A família registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil denunciando a operação da PM. Os familiares alegam que o jovem estava errado ao fugir da abordagem da PM, mas ele fugiu porque não possui carteira de habilitação. “Ele não reagiu à prisão como a PM está falando. Ele estava de costas para o policial, que atirou na nuca dele, sem defesa alguma”, contam os familiares.
Os familiares também prometem levar o caso ao Ministério Público para que a abordagem seja investigada. O MP informou que ainda não recebeu a denúncia da família para dar início à investigação. A Polícia Civil não informou quais medidas foram tomadas após o registro do BO.
PM alega que tiro foi acidental
Segundo o relato da PM, a viatura estava em policiamento preventivo quando viu o condutor da Biz transitando na avenida do Estado Dalmo Vieira, em BC, em alta velocidade e empinando o pneu dianteiro. A guarnição deu sinal de luz para início da abordagem, mas o jovem fugiu.
A PM ainda alega que, durante a fuga, o motociclista furou cruzamentos com sinais vermelhos, transitou em alta velocidade, subiu em calçadas, quase atropelou pedestres que atravessavam a via e furou bloqueios policiais, até chegar em sua casa.
Na versão da PM, o disparo ocorreu porque o autor resistiu à abordagem com violência física. “Durante o entrevero, o autor de 18 anos, tentou pegar a arma do Cabo PM, que restou por provocar um disparo que acertou a cabeça do autor, vindo a cair ao solo”, informou a PM – no entanto, pelo vídeo, o jovem está no chão, sendo arrastado pela camiseta, quando foi atingido pelo disparo.
O comando da PM de BC ainda informou que o disparo contra o jovem ocorreu de forma acidental, durante a luta corporal. “O caso foi que entraram em luta corporal e essa arma veio disparar, muito provavelmente, ele tentou acessar a arma e fez o disparo. Nós trabalhamos com uma arma que tem um gatilho relativamente leve, obviamente dentro das especificações técnicas possíveis, e acabou acontecendo esse disparo. Tanto que a arma não ciclou, o que quer dizer não ciclar, ela não ejetou a munição completamente, o que indica provavelmente que havia alguma restrição em cima do ferrolho, que ele não funcionou bem”, explicou o comando da PM.
O comando ainda alegou que o jovem tinha diversas passagens policiais desde a menor idade, a maioria por roubos e furtos. A PM ainda tentou ter acesso ao vídeo da ocorrência, segundo a PM, mas a família não quis entregar cópia aos policiais.
Assalto Trio encapuzado invade casa, leva dinheiro e joias em Camboriú
Morreu na guerra Corpo de jovem de Camboriú morto na guerra da Ucrânia permanece no campo de batalha
Colisão fatal Motociclista de 25 anos morre após bater em poste em Camboriú
Mín. 15° Máx. 24°

