Quarta, 17 de Julho de 2024
15°

Tempo limpo

Penha, SC

Policial Meio Ambiente

Santa Catarina - Polícia Federal prende duas pessoas por tráfico internacional de animais

Operação foi desencadeada nesta terça-feira (9) em Florianópolis, de Angelina, Rodeio e Jaraguá do Sul. O tráfico internacional de animais silvestres ocorria em três países.

09/07/2024 às 09h54
Por: Carneiro News Fonte: PF
Compartilhe:
Foto/Divulgação/PF
Foto/Divulgação/PF

09.07 - Suspeitos de um articulado esquema de tráfico internacional de animais silvestres foram alvos de operação da Polícia Federal nesta terça-feira (9). Os dois homens foram capturados nas cidades de Florianópolis e Rodeio.

Além dos dois mandados de prisão, foram cumpridos outros seis de busca e apreensão, nos municípios de Angelina, Rodeio, Jaraguá do Sul e também na Capital catarinense.

Investigação desde 2022

Desde que o monitoramento dos suspeitos começou, a Polícia Federal identificou um sofisticado esquema para comercializar, ilegalmente, as aves. As espécies eram levadas do Brasil para Argentina e Uruguai, e trazidas desses países para o estado de Santa Catarina.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Identificou-se núcleos integrantes dessa organização criminosa, responsável pela logística, o translado dos animais por meio do Rio Uruguai, ou da fronteira seca. Também havia meio de transporte por caminhões para que esses animais fossem levados para o Sul, Sudeste e também Cone Sul”, explica a delegada da Polícia Federal, Anelise Wollinger Koerich.

Veículos de aluguel para despistar a Polícia

Os suspeitos viajavam com certa frequência para a fronteira e utilizavam carros alugados para transportar os pássaros, de diversas espécies. Um deles já havia sido abordado diversas vezes em rodovias no sul do Brasil.

“Um dos investigados, o principal deles, já tinha sido flagrado mais de 7 vezes, formalmente, com animais nas rodovias. Assinou termo circunstanciado, sem maiores consequências”, destaca a delegada.

Na casa dos suspeitos, foram apreendidas gaiolas, ferramentas e armas de airsoft. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Florianópolis, que também determinou a apreensão de veículos.

Pena pode ultrapassar 8 anos de reclusão

Segundo a Polícia Federal, os suspeitos serão indiciados por crimes contra o meio ambiente, receptação qualificada e envolvimento em organização criminosa voltada ao tráfico de animais. As penas são superiores a 8 anos de prisão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Penha, SC Atualizado às 21h04 - Fonte: ClimaTempo
15°
Tempo limpo

Mín. 15° Máx. 20°

Qui 18°C 15°C
Sex 20°C 15°C
Sáb 19°C 14°C
Dom 19°C 15°C
Seg 22°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio