29.08 - As ruas de seis cidades de Santa Catarina e Paraná amanheceram nesta quinta-feira (29) com a presença de viaturas da Polícia Civil. Com a participação de 220 agentes, foi dado início a 3ª fase da Operação Planalto 1 para cumprir 15 mandados de prisão e 41 mandados de busca e apreensão contra o tráfico de drogas.
Conforme a Polícia Civil, até às 8h30, a operação seguia em andamento e 12 pessoas já haviam sido presas, sendo 11 em Joinville e uma em Indaial. Cinco delas foram presas em flagrante e, como ainda há mandados de prisão para serem cumpridos, o órgão acredita que o número aumente ao longo do dia.
As 56 ordens judiciais estão sendo cumpridas nas cidades de Joinville, Araquari, São Francisco do Sul, Rio Negrinho, Indaial e no município paranaense de Foz do Iguaçu.
A operação coordenada pelo delegado Antônio Cláudio Joca, titular da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Draco/Deic), iniciou após o compartilhamento de provas de uma investigação da Delegacia de Polícia Civil de Fraiburgo. Até agora, já foram realizadas três fases da operação. Durante a primeira fase foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão e realizado o sequestro de três veículos na região Norte catarinense, ocasião em que foi apreendida grande quantidade de drogas.
Em abril deste ano foi deflagrada a 2º fase da operação Planalto 1, na época, a Draco/Deic, com o apoio da Receita Federal, apreendeu cerca de meia tonelada de maconha, que pertencia ao grupo investigado. A droga era transportada em dois veículos e tinha como destino a cidade de Joinville.
Com o aprofundamento das investigações, a Polícia Civil identificou alguns integrantes da organização criminosa que atuava com o tráfico de drogas. Diante disso, foi solicitada à Justiça 15 mandados de prisão e 41 mandados de busca e apreensão, o que foi autorizado pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Joinville, após parecer favorável da 9ª Promotoria de Justiça de Joinville.
A operação ainda está em andamento e, posteriormente, a Polícia Civil deve divulgar o balanço dos materiais que foram apreendidos e do número de pessoas presas.
Mín. 16° Máx. 25°