12.09 - Um dos três detentos que fugiu da Penitenciária de Florianópolis no último domingo (8) foi recapturado na terça-feira (10). De acordo com a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), o homem encontrado durante as buscas foi identificado como Alexandre Nascimento Rodrigues.
Ele foi recapturado por equipes das forças de segurança do Estado e encaminhado ao sistema penal. Agora, será aberto um procedimento administrativo disciplinar por conta da fuga, considerada falta grave prevista na lei de execuções penais, explica Robert Walferras, diretor-geral adjunto da Polícia Penal de Santa Catarina.
“Desde o dia da fuga deles, uma troca de informações entre as agências de inteligência da Polícia Penal, Polícia Militar e Polícia Civil se iniciou e essa troca incessante de informações foi crucial para que na noite passada a gente chegasse até a localização do foragido e passasse para as guarnições da Polícia Militar, que foram até o local e fizeram a recaptura do Alexandre”, afirmou o diretor-geral adjunto.
As equipes continuam as buscas pelos outros dois detentos que fugiram e seguem foragidos: Jackson Cunha e Marcelo Rodrigo Benke.
A fuga da penitenciária
Na segunda-feira (9), a Polícia Militar iniciou as buscas dos detentos que fugiram do Presídio Masculino Regional de Florianópolis, na manhã do último domingo (8). A Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) não divulgou como eles fugiram.
Foi aberta uma sindicância para investigar a fuga. A penitenciária também passou por uma operação de vistoria estrutural e revista de todos os presos na manhã de segunda-feira.
Quem são os detentos
Alexandre Nascimento Rodrigues cumpria uma pena de 10 anos, por roubo e furto. Segundo a SAP, ele iria nesta semana para o regime aberto.
Jackson Cunha, que responde por roubo, também estava perto de ir para o semi-aberto. Ele já havia cumprido 11 anos da pena, que era de 14 anos, e a previsão era que deixasse o presídio no início do ano que vem. Já Marcelo Rodrigo Benke cumpria pena de 44 anos, por roubo e tráfico de drogas.
Mín. ° Máx. °