Sábado, 26 de Setembro de 2026
17°

Parcialmente nublado

Penha, SC

Policial Operação Gaeco

CyberGAECO deflagra Operação Griffin em combate ao armazenamento de material de abuso sexual infantil

Foram presos em flagrante seis pessoas e cumpridos oito mandados de busca e apreensão em residências nos municípios de Florianópolis, Balneário Camboriú, Navegantes, Barra Velha, Guaramirim, Indaial, Lages e Otacílio Costa.

11/10/2024 às 07h47
Por: Carneiro News Fonte: MPSC
Compartilhe:
Foto/Divulgação/MPSC
Foto/Divulgação/MPSC

11.10 - Na manhã desta sexta-feira, o GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) deflagrou a Operação Griffin e cumpriu simultaneamente oito mandados de busca e apreensão. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Florianópolis, Balneário Camboriú, Navegantes, Barra Velha, Guaramirim, Indaial, Lages e Otacílio Costa. Seis pessoas foram presas em flagrante. A operação tem como objetivo identificar criminosos que atuam principalmente na internet e estão envolvidos no armazenamento de material de abuso sexual infantojuvenil no estado.

A operação, deflagrada um dia antes do Dia das Crianças, simboliza o compromisso contínuo do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) e das forças de segurança em proteger crianças e adolescentes contra a exploração sexual. Utilizando ferramentas tecnológicas, a ação busca rastrear e punir os responsáveis por esses crimes, reforçando que quem hoje armazena, amanhã pode se tornar um abusador.

A investigação foi conduzida pelo CyberGAECO, com o apoio de integrantes do GAECO de todo o Estado. Além disso, contou com a colaboração da Agência de Investigação Interna (Homeland Security Investigations - HSI), da Embaixada dos Estados Unidos. A Polícia Científica também esteve presente no cumprimento das medidas judiciais.

Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pelas Varas Regionais de Garantias das Comarcas de Balneário Camboriú, Itajaí, Blumenau, Lages e da Capital, além da 2ª Vara da Comarca de Barra Velha e da Unidade Judiciária de Cooperação da Comarca de Guaramirim, que acolheram os requerimentos apresentados pelas seguintes Promotorias de Justiça: 8ª PJ de Balneário Camboriú, 2ª PJ de Navegantes, 3ª PJ de Indaial, 2ª PJ de Barra Velha, PJ de Otacílio Costa, 3ª PJ de Lages, 3ª PJ de Guaramirim e 4ª PJ da Capital.

Operação Griffin

A Operação Griffin foi inspirada no "Grifo", criatura mitológica conhecida por sua vigilância e proteção. Assim como o grifo é guardião incansável, a operação simboliza a vigilância contínua contra o armazenamento de material de abuso sexual infantil, atuando para proteger as crianças e adolescentes e garantindo que os responsáveis por esses crimes sejam identificados e levados a julgamento.

GAECO e CyberGAECO

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.  

O CyberGAECO é uma força-tarefa especializada, inserida na estrutura do GAECO, formada por integrantes do Ministério Público de Santa Catarina, da Polícia Civil, da Polícia Militar, da Polícia Penal, da Polícia Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros Militar, para identificar, buscar prevenir e reprimir infrações penais praticadas em ambientes virtuais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.