
Foto: Arquivo / SAS
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, por meio da Gerência de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes (Geiri), realiza na próxima quinta-feira, 28, uma capacitação com as equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos 19 municípios que possuem comunidades quilombolas em seu território.
De acordo com a gerente da Geiri, Regina Suenes, a “Capacitação: Diálogos Transversais para a Promoção dos Direitos Humanos das Comunidades Remanescentes Quilombolas de Santa Catarina” atende o compromisso da SAS em atuar na questão étnico racial, promovendo a valorização dos quilombolas e sua cultura, combatendo o preconceito e fortalecendo políticas públicas.
A capacitação será em formato on-line das 13h30 às 17h30 visando garantir participação de todos os municípios. “Nosso intuito é dar subsídios para esses profissionais através de formação específica para que eles atuem na promoção efetiva dos direitos humanos das comunidades remanescentes quilombolas”, completa Regina.
Recentemente a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família concluiu o levantamento e sistematização de dados sobre a população quilombola no estado e agora trabalha em uma nova etapa para monitorar como é o atendimento dessa população nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras).
O diagnóstico foi feito com base em dados quantitativos coletados pelo IBGE no Censo de 2022, pela Fundação Cultural Palmares e também a partir de informações do Cadastro Único para Programas Sociais. Além do quantitativo e localização, entre os pontos analisados estavam a formação acadêmica e até trabalho com carteira assinada.
O cruzamento de dados apontou que atualmente há 21 comunidades quilombolas espalhas por 19 municípios catarinenses. Agora cada um deles precisará responder um questionário sobre a atuação da Assistência Social para essas pessoas, serviços ofertados e até a composição e qualificação das equipes do Cras.
Municípios com comunidades quilombolas
São convidados a participar do diálogo as equipes dos Cras de Abdon Batista, Campos
Novos, Araquari, Araranguá, Balneário Camboriú, Capivari de Baixo, Florianópolis,
Monte Carlo, Fraiburgo, Garopaba, Joinville, Paulo Lopes, Porto Belo, Praia Grande,
São Francisco do Sul, Santo Amaro da Imperatriz, Seara, Treze de Maio e Pescaria
Brava.
Mais informações:
Jornalista Helena Marquardt.
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: [email protected]
Instituto Araxá Documentário dos 20 anos do Instituto Araxá já está no YouTube
Desenvolviment... Assistência Social de Santa Catarina é destaque no Summit Cidades 2026
Desenvolviment... Governo do Estado autoriza construção de 30 casas em São João Batista
Desenvolviment... Projeto financiado pelo FIA leva BMX Racing como ferramenta de inclusão e transformação social em Itapema
Desenvolviment... Assistência Social de SC participa do mutirão voltado a população em situação de rua em Balneário Camboriú
Desenvolviment... Vice-governadora incentiva participação das mulheres na política durante palestra em Balneário Barra do Sul Mín. 15° Máx. 24°

