Sábado, 26 de Setembro de 2026
17°

Parcialmente nublado

Penha, SC

Policial Gaeco na área

Operação Nota Verde investiga grupo por possíveis ilegalidades na concessão de licenças ambientais

Estão sendo cumpridos na manhã de hoje dois mandos de afastamento de cargo público e 23 mandados de busca e apreensão nas sedes das empresas dos investigados em Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Bombinhas e Penha, em Santa Catarina, e Curitiba, no Paraná.

05/12/2024 às 08h33
Por: Carneiro News Fonte: Gaeco
Compartilhe:
Foto/Divulgação/Gaeco
Foto/Divulgação/Gaeco

05.12 - Na manhã desta quinta-feira (05), o GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) deflagrou a Operação "Nota Verde"". A ação conduzida pela 10ª Promotoria de Justiça da Comarca de Itajaí, resultou no cumprimento dois mandados de afastamento de cargo público e de 23 mandados de busca e apreensão nas residências e nas sedes das empresas dos investigados, nos municípios de Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Bombinhas e Penha, em Santa Catarina, e Curitiba, no Paraná. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Itajaí.

A operação tem o objetivo de apurar a ocorrência de possíveis crimes de corrupção, contra a flora, contra a administração ambiental, organização criminosa e lavagem de dinheiro, em razão da formação de suposta aliança entre agentes públicos, empresários e particulares interessados visando facilitar a obtenção e concessão de licenciamentos ambientais em desacordo com a legislação aplicável.

Conforme apurado, os investigados estariam praticando condutas em prejuízo ao erário e o meio ambiente, autorizando desmatamentos em áreas de preservação permanente, lapidando a fauna e a flora protegidas por lei, com o objetivo de beneficiar de pessoas físicas e jurídicas com grande poder aquisitivo.

A "Operação Nota Verde" busca garantir que os atos de concessão de licenças ambientais sejam exclusivamente amparados na legislação, sem quaisquer benefícios irregulares ou ilegais. O nome da operação faz referência ao lucro obtido de forma ilícita.

Os investigados estariam autorizando desmatamentos em áreas de preservação permanente, atingindo a fauna e a flora protegidas por lei, para beneficiar pessoas e empresas com alto poder financeiro.

A Polícia Científica de Santa Catarina acompanha a operação. A investigação tramita em sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.

O GAECO é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.