Sexta, 25 de Setembro de 2026
19°

Tempo limpo

Penha, SC

Policial Confronto fatal

Dois jovens morrem em confronto com a PM o bairro Imaruí em Itajaí

Após perseguição por telhados, troca de tiros foi no bairro Imaruí. Uma das principais ruas do bairro foi tomada por operação da PM. Outros dois homens foram presos durante a operação policial no bairro Imaruí.

26/08/2026 às 08h55
Por: Carneiro News
Compartilhe:
Foto/Divulgação/PMSC
Foto/Divulgação/PMSC

Wellinton Telles, de 24 anos, conhecido no mundo do crime como “Pachola” e Marcos Antônio Wanderherz, de 22 anos, apontados serem integrantes da fação criminosa do PGC (Primeiro Grupo Catarinense, foram mortos na noite de ontem em confronto com a PMSC (Polícia Militar de Santa Catarina), em Itajaí. Outros dois homens foram presos durante a operação policial no bairro Imaruí.

De acordo com a PMSC, equipes do Tático e da ROCAM (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicleta) cumpriam um mandado de prisão por homicídio em uma casa na rua Pedro Teixeira de Melo, uma das principais vias do bairro.

Na moradia, os policiais encontraram quatro homens. Dois foram presos no local, enquanto outros dois fugiram pulando muros e telhados de casas vizinhos, dando início a uma perseguição. Durante a fuga, houve troca de tiros, quando Pachola e Marcos foram baleados. Eles não resistiram aos ferimentos e morreram no local.

Barricadas

Pachola era apontado por moradores do bairro como responsável por montar barricadas no final da Rua Avelino Werner, no bairro Barra do Rio, com objetivo de impedir a entrada da polícia na localidade.

De acordo com testemunhas, a barricada não parava apenas a polícia, mas também os moradores, quem tinham que ir para o trabalho, escola e outros compromissos.

“Aqui quem manda é o crime”

O local era controlado pelos bandidos que decidiam quem entrava e saía do local. O recado estava bem claro para os moradores, pois estava escrito no asfalto da rua a frase: “Aqui quem manda é o crime”.

Os moradores contam que a Prefeitura de Itajaí e a PMSC já haviam estado no local outras vezes pelo mesmo motivo. “Retiravam os bloqueios, mas as barricadas voltavam. Retiravam de novo, e voltavam de novo”, disse um morador que por segurança preferiu não se identificar.

Suspeitos tinham registros policiais

Os dois homens eram naturais de Itajaí. Um deles era figurinha carimbada no mundo do crime e tinha 26 registros policiais por crimes como tráfico de drogas, furto, dano e ameaça. O outro era também velho conhecido da polícia e tinha 17 registros, incluindo ocorrências por homicídio e tráfico de drogas. Contra ele também havia um mandado de prisão ativo por homicídio.

Drogas e armas são apreendidas

Durante a operação, a polícia apreendeu 778 gramas de maconha, 31 gramas de cocaína e 16 gramas de crack. Também foram encontrados R$ 1.986 em dinheiro, uma balança de precisão e materiais usados para separar e embalar as drogas. As armas que estavam com os dois homens mortos também foram apreendidas: uma pistola e um revólver.

Um nóia e outro olheiro

Outros dois homens foram abordados e detidos durante a ocorrência. Um deles, segundo a PM, atuava como olheiro do tráfico. O outro disse aos policiais que tinha ido até a residência para comprar maconha. Os dois foram encaminhados, sem ferimentos, à Central de Plantão Policial de Itajaí.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.