Sábado, 26 de Setembro de 2026
17°

Parcialmente nublado

Penha, SC

Geral Sai da frente!!!

Escuna corta a frente de cargueiro e provoca buzinaço no canal de Itajaí

Embarcação atravessou a trajetória do Conti Courage durante manobra de entrada no complexo portuário. Escuna se atravessou na frende de cargueiro durante manobra de entrada na boca da barra.

26/09/2026 às 09h24
Por: Carneiro News
Compartilhe:
Foto/Reprodução/Redes Sociais
Foto/Reprodução/Redes Sociais

Uma escuna atravessou a trajetória de um navio cargueiro durante uma manobra no canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí na tarde desta sexta-feira. A situação provocou uma sequência de fortes apitos do navio e, segundo a Superintendência do Porto de Itajaí, representou risco à segurança da navegação e da própria embarcação de pequeno porte. Apesar do susto, não houve colisão.

O incidente foi por volta das 14h45 de sexta-feira, quando o Conti Courage fazia a manobra de entrada no canal. Foi nesse momento que a escuna cruzou a trajetória do cargueiro.

Os repetidos buzinaços chamaram a atenção de quem estava na região do Saco da Fazenda, em Itajaí, perto das 15h. O buzinaço podia ser ouvido na região enquanto as duas embarcações estavam no canal.

Mesmo com a situação de risco, o cargueiro conseguiu seguir com a manobra em segurança, sem bater na escuna.

O episódio será comunicado à capitania dos portos, que deverá tomar conhecimento do caso, apurar as circunstâncias e avaliar eventuais punições em relação à condução e aos tripulantes da escuna.

A Superintendência do Porto de Itajaí explicou que o canal de acesso tem intensa movimentação de navios de grande porte e reforçou a necessidade de cumprimento das normas e orientações da Marinha para evitar acidentes na região.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.