Quinta, 15 de Outubro de 2026
22°

Tempo nublado

Penha, SC

VIROU

VIROU ROTINA: QUATRO TARTARUGAS SÃO ENCONTRADAS MORTAS NO COSTÃO DA PRAIA DA PACIÊNCIA EM PENHA

VIROU ROTINA: QUATRO TARTARUGAS SÃO ENCONTRADAS MORTAS NO COSTÃO DA PRAIA DA PACIÊNCIA EM PENHA

06/02/2020 às 18h09 Atualizada em 06/02/2020 às 21h09
Por:
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

06.02 – Um leitor do Portal carneironews.com.br encontrou e registrou com fotos, na tarde de ontem (5) quatro tartarugas mortas no Costão da Praia da Paciência, em Armação do Itapocoróy, em Penha. Ele disse que elas estavam emalhadas em uma só rede, que estava próxima da costa.

A equipe da Universidade do Vale do Itajaí, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), foi acionada e recolheu as tartarugas. Técnicos e veterinários da Unidade de Estabilização de Animais Marinhos, localizada em Penha, farão as necropsias para saber a causa da morte, que aparente foi por afogamento.

Vale destacar, que em menos de uma semana foram encontradas seis tartarugas mortas nas praias da região, sendo duas em Barra Velha – uma na Praia do Grant e outra na Praia das Canoas – e estas em Penha no Costão da Paciência. Todas foram vítimas de emalhes em redes próximas da costa.

Cemitério em Barra Velha

Vale lembrar que no inicio do ano, ambientalistas flagraram um cemitério com 25 carcaças de tartarugas na Boca da Barra do Rio Itapocú, em Barra Velha. No local algumas estavam enterradas no manguezal e outras jogadas na restinga.

Unidade de Estabilização de Animais Marinhos

Ao avistar tartarugas, aves ou mamíferos marinhos nas praias, acione o PMP-BS pelo telefone 0800 642 3341. A ligação é gratuita e funciona diariamente das 8h às 17h30. Lembre-se de informar um ponto de referência, praia e município. Se possível, faça uma foto e envie para o WhatsApp que será informado pela equipe.

Foto: Leitor

Por: Vilmar Carneiro

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.