07.08 - Afrânio Luiz Merele (Novo), Bismark Fabio Fugazza (DC), Daniel Pontes (PSD), Professor Genésio (PSOL), Professora Betinha (PT) e Tiago Pinheiro (PP), são as opções para o eleitor barravelhense no dia 6 de outubro. Conheça os candidatos a prefeitura de Barra Velha.
DC
O DC (Partido Democracia Cristão) e PMB (Partido da Mulher Brasileira anunciou Bismark Fabio Fugazza (DC) como pré-candidato a prefeito e Arno Guilherme Thies (PMB) a vice. A chapa foi aprovada na segunda-feira (5).
Bismarck é administrador de empresas, humorista, jornalista e bacharelando em ciências políticas. Arno Guilherme é formado em arquitetura e urbanismo. Bismarck explicou que a decisão de mudar de cidade, de Balneário Camboriú, reflete sua conexão atual com Barra Velha e a possibilidade de contribuir politicamente com a comunidade local. A chapa terá apoio do PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro).
Novo
O Partido Novo irá para a disputa da prefeitura com chapa pura. Foram anunciados os nomes de Afrânio Luiz Merele (prefeito) e Mário Prosdócimo (vice). A convenção aconteceu última segunda-feira, 5, na Associação de Voluntárias Raios de Sol, no bairro São Cristóvão.
Afrânio cresceu na roça, mudando-se para Blumenau aos 23 anos para estudar Eletrotécnica e trabalhar na Eletroaço Altona. Em 2010, ele escolheu Barra Velha como lar e iniciou sua carreira empresarial na C.R.O. Madeiras Tratadas, empresa da família.
Se fizeram presentes na convenção municipal o deputado estadual Matheus Cadorin, o deputado federal Gilson Marques, o prefeito de Ascurra, Arão, e o prefeito de Joinville, Adriano Souza.
PP
O PP (Partido Progressistas) confirmou o nome de Tiago Pinheiro à prefeito e Alan Batista (Podemos) a vice. A chapa terá o apoio do UB (União Brasil) e PRD (Partido da Renovação Democrática).
Pinheiro foi vereador pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro) de 2017/2020 e terceiro mais votado nas últimas eleições municipais. Ele é técnico em gestão empresarial formado pela Escola Técnica Tupy, Joinville, bacharel em Administração Pública, formado pela Escola Superior de Administração e Gerência (ESAG) e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Balneário Camboriú, e também foi acadêmico de Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Atuou no movimento de representação da classe lojista, através da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e foi presidente da Fundação de Turismo, Esportes e Cultura de Barra Velha (FUMTEC) entre os anos de 2011 e 2016. Alan Batista é vereador da atual legislatura.
PSD
O PSD (Partido Social Democrático) anunciou chapa pura para om pleito de 6 de outubro. Os nomes de Daniel Pontes Cunha e de Juliano Bernardes foram aprovados para a disputa. O PSD terá o apoio do Avante, PL (Partido Liberal) e do MDB (Movimento Democrático Brasileiro).
Daniel é prefeito interino de Barra Velha, após Douglas da Costa ser preso e o vice Eduardo Peres, o Tainha, renunciar ao cargo. Ele presidia a Câmara. Seu vice é o professor e ex-vereador Juliano Bernardes.
Daniel iniciou sua vida pública em 2008, na Fundação Municipal de Turismo, foi secretário de Esportes e secretário de Turismo, Esporte e Cultura e exerceu dois mandatos como vereador (2013/2021).
PSOL
O PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) terá chapa pura para a disputa. Para prefeito o pastor evangélico e professor universitário. Formado em Letras e também em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí, a Univali, Genésio Adolfo é professor aposentado da Rede Pública Estadual, tendo lecionado de 1979 a 2014. Seu vice é o construtor Sadir.
Ele foi presidente da Academia de Letras Itajaiense, coordenador do Sindicato Regional da Educação (Sinte/Itajaí), candidato a vereador de Itajaí, além de ser escritor, poeta com quatro livros publicados.
PT
O PT (Partido dos Trabalhadores) vai com chapa pura para a disputa de 6 de outro. A professora e pós-doutora pela Unicamp, Elizabete Tamanini, a Betinha e a pré-candidata a prefeita e o vice é sindicalista e comerciário Loureci Correia de Freias, o popular Freitas. A Federação Brasil da Esperança contará com apoio oficial do diretório provisório do PV (Partido Verde) e do PCdoB.
Betinha já foi diretora da Faculdade de Turismo e Meio Ambiente do Bom Jesus (Ielusc), de Joinville; gerente de Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Joinville, coordenadora do Programa de Patrimônio Cultural da Fundação Genésio Miranda Lins (vinculada à Prefeitura de Itajaí) e vice-coordenadora do Mestrado em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Autora de livros e artigos em suas áreas de conhecimento.
Loureci Correia de Freitas nasceu na localidade de Barra Grande, interior de Rio Negro, no Paraná. Em 1998, trabalhou como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa, de 1999 até 2004, e em 2005 como diretor do programa Orçamento Participativo no Município de Itajaí. De 2009 a 2011, atuou no Município de Barra Velha, passando pela vigilância sanitária e como diretor de cerimonial, coordenando o programa Prefeitura nos Bairros.
Mín. 16° Máx. 25°