12.09 - Foi identificado como W.A.S.J., de 42 anos, morador do bairro Cordeiros, o homem que foi morto por dois tiros em confronto com a Polícia Militar, na rua José Pereira Liberato, no bairro São João, em Itajaí, na tarde de ontem. O homem brigou com um vizinho em um bar, pegou uma faca e tentou matar o homem de 23 anos. Com a chegada da PM, ele não obedeceu à ordem de largar a faca e foi baleado duas vezes.
O vizinho envolvido na briga contou à Polícia Militar que estava em casa fazendo uma obra, quando W. chegou ao bar, ao lado de sua casa, bastante alterado e começou a provocá-lo. O morador perguntou se havia algum problema e os dois começaram a discutir até que a briga teve início. “Ele pegou uma garrafa, quebrou e foi para cima do vizinho”, contou o major da PM, Ciro Adriano da Silva, que esteve no local da ocorrência.
Após a primeira confusão, W. deixou o local. Ele teria ido até sua casa no bairro Cordeiros e voltado de moto, trazendo uma faca peixeira com uma lâmina de 20 centímetros. Imagens de câmeras de segurança mostram W. andando com a faca na rua.
“Com a faca, ele tentou investir contra o vizinho novamente, tentando esfaqueá-lo. Quando a viatura chegou, o homem subiu na moto para tentar escapar. Com a chegada da PM, foi ordenado que ele levantasse as mãos e saísse da moto, mas ele não obedeceu. Desceu da moto e foi em direção aos policiais, fazendo o movimento de puxar a faca”, relatou o comandante.
“Nesse momento, o policial deu o primeiro disparo. Mesmo após o tiro, o homem não se afastou, e foi realizado o segundo disparo. O Samu foi acionado, mas quando chegou ele já estava em óbito”, completou o major. A faca que estava com W. foi apreendida.
Um parente da vítima que esteve no local, contou que W. estava há dois dias bebendo, usando drogas e bastante alterado. A informação foi confirmada pelos vizinhos do bar e pelo homem envolvido na briga, segundo a PM.
Um morador que conversou com o DIARINHO afirmou que W. era uma figura conhecida na região do São João, frequentador do bar e tinha fama de “encrenqueiro”. Outro morador criticou o desfecho da ação e comentou que o policial deveria ter atirado nas pernas do homem.
Durante o atendimento da ocorrência, o trânsito na rua José Pereira Liberato ficou parcialmente bloqueado, causando longas filas nos sentidos São João-São Judas e Barra do Rio.
Civil e PM vão investigar
As polícias Civil e Científica estiveram no local para a perícia antes da remoção do corpo pelo IML.
O vizinho envolvido na briga, os dois policiais que estavam na viatura e o dono do bar também prestarão depoimento à Polícia Civil. Ainda não foi confirmado se toda a ocorrência foi registrada pelas câmeras de segurança, mas uma imagem inicial de W. andando com a faca na mão já foi divulgada pela PM.
A morte também será investigada pela corregedoria da 3ª Região da PM, com sede em Balneário Camboriú. O major Ciro informou ao DIARINHO que as câmeras acopladas às fardas dos PMs envolvidos na ocorrência estavam estragadas.
Mín. ° Máx. °